O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) apresentou, nesta segunda-feira, 30, a representantes do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), os sistemas e ferramentas de monitoramento e licenciamento ambiental.
Na oportunidade, o presidente da autarquia, André Hassem, que estava acompanhado pela equipe técnica do órgão, apresentou os instrumentos do governo do Acre para minimizar os impactos das mudanças climáticas no estado.
O presidente falou sobre os avanços da autarquia e o investimento que o governo do Acre tem realizado na área ambiental.
“Essa visita ao TCE reforça nossa parceria institucional. Esse é um dos compromissos do governador Gladson Camelí em sua gestão: dar agilidade nos processos de transparência dos órgãos. O objetivo é garantir que os parceiros tenham total acesso ao sistema e possam atuar de forma integrada para reduzir os crimes ambientais. A sociedade é quem mais ganha”, disse.
O encontro ocorreu no gabinete da Presidência e contou com a presença da conselheira-presidente do TCE-AC, Dulce Benício, da conselheira e diretora da Escola de Contas, Naluh Gouveia, e da secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal, Raquel Araújo.
Na reunião, os técnicos do Imac mostraram como funciona o novo Sistema de Licenciamento Ambiental do Acre (S-IMAC), lançado recentemente, e que permite o cadastro, análise e acompanhamento dos processos de licenciamento ambiental de forma online, com acesso remoto, o que gera mais agilidade nos trâmites.
Foi apresentado um aplicativo específico para a visualização de áreas embargadas no estado, já disponível no site do instituto. O sistema integra dados sobre autos de infração, áreas com sobreposição, multas aplicadas e embargos, oferecendo aos órgãos de controle acesso direto às informações, contribuindo, assim, para o monitoramento e combate aos crimes ambientais.
A presidente do TCE-AC, conselheira Dulce Benício, ressaltou a relevância da iniciativa e o papel do TCE na articulação de parcerias que fortaleçam a governança ambiental no estado.
“É de suma importância consolidarmos uma atuação articulada entre as instituições que compõem o sistema de controle. O acesso às ferramentas apresentadas pelo Imac permitirá exercermos nosso papel fiscalizador, com foco na proteção ambiental e na boa gestão dos recursos públicos”, disse.
A conselheira Naluh Gouveia, relatora da área ambiental no TCE-AC, agradeceu a equipe técnica do Imac e reforçou a importância da aproximação entre os órgãos.
“É um importante avanço tecnológico. Quero agradecer a disponibilidade da equipe e do presidente de virem aqui compartilhar essas ferramentas. É importante estarmos alinhados e bem informados para garantir a efetividade das ações de controle”, finalizou a conselheira.
Fonte: Governo AC