MEC publica resultado de oferta do Mulheres Mil + Cuidados

Educação

Foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira, 24 de setembro, o resultado da pactuação do Mulheres Mil + Cuidados, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No total, serão ofertadas 10.278 vagas de qualificação profissional por 45 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em todas as regiões do país.  

A ação é uma parceria do MEC com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e conta com investimento de R$ 20 milhões provenientes do Fundo de Defesa de Direitos Difusos e R$ 500 mil do Pronatec. 

São 24 cursos no escopo da política de cuidados, tais como agricultora familiar, assistente escolar, auxiliar de cozinha, cuidadora de idosos e jardineira. Podem se inscrever mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, com idade igual ou superior a 16 anos. As capacitações terão carga horária mínima de 200 horas. As vagas e os processos de seleção são divulgados pelas instituições ofertantes. 

As selecionadas receberão uma bolsa para o custeio de transporte e alimentação. A metodologia dos cursos Mulheres Mil envolve a valorização dos saberes acumulados em cada uma das etapas da vida, aumentando as possibilidades de acesso das mulheres ao mercado de trabalho a partir da qualificação profissional. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação