MinC participa de solenidade do Dia da Indústria promovida pela CNI

Cultura

Nesta segunda-feira (26), o Ministério da Cultura (MinC) marcou presença na cerimônia de comemoração ao Dia da Indústria, realizada na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Representando a Pasta, a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, participou do encontro institucional que reuniu autoridades dos Três Poderes, representantes da indústria para debater os rumos da política industrial brasileira e os desafios da inovação tecnológica.

“A realização de um evento como este é o reconhecimento da importância do diálogo entre setores estratégicos para o desenvolvimento do país, inclusive a cultura, que é uma indústria criativa, geradora de emprego, inovação e fundamental para o crescimento e a projeção do Brasil no cenário internacional”, afirmou Joelma Gonzaga.

A secretária também ressaltou o papel do encontro como espaço de construção coletiva. “A celebração do Dia da Indústria nos lembra que é possível ampliar essas conexões e consolidar uma política pública que valorize a criatividade, a diversidade e a inovação, rumo a um Brasil mais forte e integrado”, completou.

Com uma programação diversificada, o evento foi aberto pelo discurso do presidente da CNI, Ricardo Alban, e contou com falas do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e de Grace Mendonça, presidente do Conselho de Assuntos Jurídicos da CNI. Um dos destaques da cerimônia foi a palestra do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, sobre os impactos jurídicos e sociais da regulamentação da inteligência artificial no Brasil e sua relação com o desenvolvimento tecnológico.

A cerimônia também foi palco para a apresentação dos resultados do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que visa impulsionar a inovação e a sustentabilidade no setor automotivo brasileiro. Na ocasião, foram anunciadas novas chamadas públicas do programa, com previsão de mais de R$ 319 milhões em investimentos em projetos estruturantes, capacitação profissional e parcerias com empresas. O anúncio foi realizado por Gustavo Leal, diretor-geral do Senai, e Igor Nazareth, diretor de Inovação e Relações Institucionais.

O painel O Papel da Política Industrial no Novo Cenário Global reuniu nomes como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e o embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto; além de representantes da indústria, como André Clark Juliano, vice-presidente sênior da Siemens Energy América Latina. A mediação foi da jornalista Leila Sterenberg.

Encerrando a programação, foi realizada a entrega da Ordem do Mérito Industrial, que homenageia personalidades e instituições que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da indústria brasileira. Neste ano, dez nomes foram homenageados com a condecoração.

Fonte: Ministério da Cultura