A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realizou, na quinta-feira, 25, a entrega de 2.500 cartilhas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para policiais militares que atuam com a iniciativa nas escolas da rede estadual de ensino em todo o Acre. O material de apoio será utilizado nas atividades do programa, ampliando o alcance das ações de prevenção às drogas e à violência.
Durante o ato simbólico de entrega, a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marta Renata Alves, destacou a importância do convênio firmado entre a instituição e a SEE.
“Há um tempo, mantemos um convênio com a Secretaria de Educação. Neste ano, logramos ampliar e fortalecer essa colaboração. Essa parceria possibilitou diversas ações e a otimização de recursos, incluindo o material de apoio do Proerd. Serão distribuídas 2.500 cartilhas, o que permite expandir o programa para turmas que, de outra forma, não seriam contempladas apenas com o orçamento da Polícia Militar”, afirmou.
Ela ressaltou ainda que, embora nem todas as escolas sejam atendidas, há critérios para definir as comunidades beneficiadas.

“Infelizmente, a Polícia Militar ainda não tem condições de atender todas as escolas do estado. No entanto, nossa análise criminal nos permite identificar os bairros e comunidades que demandam maior atenção. Desta forma, priorizamos as comunidades escolares que necessitam de maior suporte no momento”, explicou.
A chefe do Departamento de Segurança Escolar da SEE, Milla Almeida de Oliveira, reforçou o impacto positivo do programa.
“O Proerd incentiva os jovens a refletirem sobre suas escolhas e o futuro que desejam construir. Ele promove a compreensão dos efeitos que o uso de substâncias pode causar na vida dos jovens. Hoje atendemos estudantes do 5º e do 7º ano do ensino fundamental e estamos em expansão para o ensino médio. A parceria com a Polícia Militar viabiliza que o programa chegue a mais municípios e áreas isoladas”, disse.

Também presente no evento, o secretário adjunto de Administração da SEE, Reginaldo Prates, ressaltou os avanços alcançados.
“Essas 2.500 unidades vão atender diversos municípios, fortalecendo um projeto que proporciona aos estudantes contato direto com profissionais que os instruem sobre os malefícios das drogas. Essa parceria, que já existe há mais de 20 anos, tem mostrado resultados positivos e vem sendo fortalecida a cada ano”, destacou.

Sobre o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é uma iniciativa nacional que busca ensinar crianças e adolescentes a dizerem “não” às drogas e à violência, capacitando-os a fazer escolhas seguras e saudáveis. No Acre, policiais militares com formação pedagógica conduzem aulas interativas em escolas da rede pública, fortalecendo a parceria entre polícia, escola e família na construção de uma cultura de paz e cidadania.