Programa que aborda violência doméstica em escolas da rede pública é lançado nesta quinta

Acre

Com a proposta de sensibilizar estudantes da rede pública estadual sobre a prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, o programa Conscientização pela Paz no Lar foi lançado nesta quinta, 15, na escola Raimunda Para, localizada no bairro Cidade do Povo em Rio Branco. 

A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), doTribunal de Justiça do Acre (TJAC), do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre e terá ações ao longo do ano letivo, abordando os tipos de violência, sinais de alerta e a importância da Lei Maria da Penha.

Programa vai percorrer diversas escolas da rede estadual. Foto: Gleilson Ferreira/TJAC

De acordo com a juíza de direito e coordenadora estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar do TJAC, Andréa Britto, o programa visa promover um processo de conscientização sobre os tipos de violência e a importância da Lei Maria da Penha. 

“Esse evento, que vem sendo construído ao longo dos anos, tem essa importância porque estabelece valor do trabalho que nós desenvolvemos e que possamos, ao longo desses minutos que passaremos juntos, efetivamente trabalhar o tema e que nós possamos reconstruir essa cultura”, destacou a juíza, que na oportunidade ministrou uma palestra aos estudantes sobre a temática.

Evento contou com a palestra da juíza de direito e coordenadora estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar do TJAC, Andréa Brito. Foto: Gleilson Ferreira/TJAC

A gestora da Escola Raimunda Pará, Sânia Saionara Pires, destacou a importância da ação para a comunidade escolar: “Esse tipo de atividade é sempre muito bem-vindo, além de ser muito didática, é apresentada de uma forma acessível para os alunos. Também há uma relevância social, pois os temas abordados refletem a realidade de uma porcentagem considerável dos nossos alunos e alunas”, enfatizou.

Para Brenda Souza da Silva, aluna do 2º ano do ensino médio, a iniciativa foi um alerta importante para identificar comportamentos abusivos. “Acho que é importante como uma forma de alerta e prevenção, tanto para as meninas quanto para os meninos. É uma maneira de buscar ajuda e saber identificar os sinais da violência doméstica, seja no início do namoro ou em um casamento”, relatou.

Programa foi lançado na Escola Raimunda Pará, situada o bairro Cidade do Povo em Rio Branco. Foto: Gleilson Ferreira/TJAC

A chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional da SEE, Lídia Cavalcante, ressaltou a importância da ação no contexto educacional. “Essa ação é de extrema importância, especialmente considerando o contexto atual em que vivemos. O Acre tem registrado um aumento nos casos de feminicídio. Precisamos incluir esse tema nos componentes curriculares das escolas para conscientizar os alunos sobre a violência doméstica, muitas vezes praticada no próprio lar”, afirmou.

O projeto ‘Conscientização pela Paz no Lar’ segue até o mês de novembro, com ações programadas em outras escolas da capital e dos municípios. Entre as próximas atividades previstas estão formações nas seguintes escolas:

  • 10/06: Lourival Pinho (Rio Branco)
  • 17/06: Alcimar Nunes Leitão (Rio Branco)
  • 18/06: EJORB (Rio Branco)
  • 03/06: Dr. Djalma da Cunha Batista (Tarauacá)
  • 26/06: Divina Providência (Xapuri)
  • 12/09: Nazira Anute de Lima (Manoel Urbano)
  • 17/10: Padre Paolino Maria Baldassari (Santa Rosa do Purus)
  • 10/11: João Ricardo de Freitas (Plácido de Castro)

Fonte: Governo AC