PT na Bahia: Representatividade Insignificante entre Prefeitos

Política

Recentemente, o PT registrou um crescimento de 32 para 50 prefeitos e de 43 para 65 vices eleitos em 2024, em comparação ao pleito de 2020

Foto: Gov/Bahia

O Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, que está há 18 anos no governo estadual, representa apenas um pouco mais de 10% do total de 417 prefeitos do estado, evidenciando uma representatividade insignificante para um partido que detém o poder por tanto tempo.

Na próxima segunda-feira (13), às 9 horas, o PT realizará um seminário com os novos 50 prefeitos e 65 vices no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O evento contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), além de parlamentares estaduais e federais, do presidente do PT Bahia, Éden Valadares, e membros da Executiva estadual.

Recentemente, o PT registrou um crescimento de 32 para 50 prefeitos e de 43 para 65 vices eleitos em 2024, em comparação ao pleito de 2020. Essa expansão é um passo para implementar projetos de desenvolvimento sustentável e inclusão social em mais municípios baianos, mas ainda é um número modesto considerando a totalidade de prefeitos.

Em termos de votação, o partido obteve 1.237.045 votos para prefeitos em todo o estado, comparado a 1.074.733 votos em 2020, representando um aumento de 15%. O presidente do PT baiano, Éden Valadares, ressaltou a relevância da presença do governador no seminário para discutir o “modo petista de governar” nas novas gestões.

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), que voltou ao comando do município, destacou a importância do encontro como uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências entre os novos gestores. Ele reforçou a missão dos novos prefeitos de garantir melhores serviços públicos e a melhoria da qualidade de vida da população, embora a representatividade do partido no contexto estadual permaneça aquém do esperado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *