O petista aparece com o maior índice de intenções de voto nos cenários testados e venceria os rivais do campo da direita no segundo turno
Nova pesquisa Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito para a disputa presidencial de 2026. Ele aparece com o maior índice de intenções de voto nos cenários testados e venceria os rivais do campo da direita no segundo turno.
Nos quatro cenários de primeiro turno testados para presidente — não incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível—, Lula lidera. As intenções de voto do petista variam entre 28% e 33%, a depender da composição da disputa.
A pesquisa ouviu 4.500 mil eleitores entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, com 95% de confiança. A sondagem também mostrou que o cantor Gusttavo Lima tem o melhor desempenho da direita contra Lula no 2º turno. O levantamento foi realizado junto com a pesquisa que mostrou a desaprovação ao governo Lula superar numericamente o apoio pela primeira vez, divulgada na semana passada.