Ministério do Turismo debate iniciativas para fortalecer fluxo turístico entre Brasil e Europa

Turismo

Em uma iniciativa para fortalecer o intercâmbio turístico entre o Brasil e a europa, a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes e a coordenadora-geral de Atração de Investimentos, Cíntia Marques, estiveram, nesta semana, na Embaixada do Brasil em Praga para avançar nas tratativas de promoção turística entre os dois países.

O objetivo do encontro com o ministro conselheiro, Rodrigo Cardoso, encarregado de negócios da Embaixada do Brasil no país, foi de ampliar o fluxo de turistas europeus, dentre eles os tchecos para o Brasil, buscando ofertar mais variedade de experiências, em especial nos segmentos mais buscado por esses visitantes: Sol e praia e Turismo de Natureza.

Em 2024, mais de 7 mil turistas da República Tcheca vieram ao Brasil. Durante a reunião, as representantes da Pasta destacaram o vasto potencial brasileiro para atender às preferências dos viajantes. Além disso, foram sugeridas iniciativas de reforço da promoção do Brasil no país, por meio de ativação em locais de grande circulação. Em 2024, a República Tcheca recebeu 22 milhões de turistas estrangeiros.

“Os tchecos demonstram um grande interesse pelo turismo de sol e praia, e o Brasil, com seus mais de 7 mil quilômetros de litoral, oferece uma diversidade incomparável de destinos nesse segmento”, afirmou Ana Carla Lopes.

Além das praias, o turismo de natureza também foi apontado como outro forte potencial brasileiro para atrair visitantes da República Tcheca.

“Não há lugar melhor no mundo para o turismo de natureza do que a Amazônia. Queremos mostrar a riqueza e a singularidade desse bioma aos tchecos e, neste ano, teremos uma oportunidade única de apresentar esse bioma, já que sediaremos, em novembro, a COP30”, complementou a secretaria.

As iniciativas tem como objetivo não apenas aumentar o número de visitantes em ambas as direções, mas também aprimorar a conectividade aérea, um fator crucial para facilitar o deslocamento entre viajantes dos dois países.

As autoridades presentes na embaixada e as representantes do turismo brasileiro concordaram sobre a importância de se criar campanhas direcionadas, que ressaltem os aspectos mais valorizados pelos turistas tchecos, como a beleza natural exuberante, a cultura vibrante e a hospitalidade do povo brasileiro.

por Lívia Nascimento

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo