Acre tem maior elevação no volume de serviços do país e comércio varejista se mantém em alta, aponta IBGE

Acre

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15, os indicadores que avaliam o setor de serviços e vendas do comércio varejista e ampliado. De acordo com o levantamento, a variação do setor de serviços no Acre, de 4,3%, foi a maior do país, acima até da média nacional, que ficou em 0,3%.

Setor de serviços no Acre teve maior variação do país. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

A ampliação foi registrada comparando fevereiro e março deste ano. Quando avaliado março do ano passado e deste ano, o acréscimo foi maior, de 7,2%. No acumulado do ano o índice é de 2,4%.

Já no comércio varejista, o aumento foi de 0,1%, considerando fevereiro e março. No mesmo período, o comércio varejista ampliado registrou subida de 2%. Quando o período de comparação é março deste ano com o do ano passado, o acréscimo foi de 2,4% e 1% no comércio varejista e ampliado, respectivamente.

O setor de serviços é muito diverso, abrangendo desde pequenas mercearias até grandes empresas financeiras e tecnológicas, além de entretenimento, sendo um dos principais responsáveis pelo Produto Interno Bruto (PIB) do país. O governador Gladson Camelí avalia os índices como positivos e reflexo de uma política que tem feito de mãos dadas com a iniciativa privada.

Diversos segmentos são movidos pelo setor de serviços, o que gera emprego e renda. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

“Em minha missão como governador e cidadão que luta pelo progresso do nosso estado, estou à disposição para permanecer trabalhando em prol não somente do serviço público, mas também das empresas que acreditam no desenvolvimento social e econômico do Acre”, frisou.

Devido à sua diversidade e ao grande número de atividades envolvidas, o setor de serviços oferece um vasto potencial de empregabilidade, o que garante que o fortalecimento do setor é de fundamental importância para a economia do estado.

“Com a iniciativa privada fortalecida, haverá mais uma opção de atrativos comerciais e estaremos estimulando a geração de emprego e renda entre a nossa população, além de movimentar diversos setores do comércio em todo o estado”, analisa.

Fonte: Governo AC