A 14ª edição da FestiPoa Literária ocupou, com livros, arte e cultura, as ruas de Porto Alegre (RS). O evento literário, realizado entre os dias 13 e 18 de maio, contou com a presença do diretor da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) do Ministério da Cultura (MinC), Jéferson Assumção. A festa, que é uma iniciativa financiada com apoio da Lei Rouanet, teve programação espalhada por diversos espaços da capital, como o Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Centro Cultural, além do Instituto Goethe. Bibliotecas e teatros também foram ocupados.
“Em sua 14ª edição, a Festipoa literária foi mais uma vez um sucesso, com grande público em todas as atividades. A curadoria trouxe diversos temas contemporâneos para debate, além de mostrar a grande diversidade das escritas atuais. Financiada via Lei Rouanet, o Festipoa Literária é um dos pontos altos do calendário de festas literárias no Brasil, que somam mais de 300”, avaliou Jéferson Assumção.
Saiba mais
Com curadoria assinada pelas poetas Mariam Pessah e Luna Vitrolira, a festa contou com uma programação definida a partir de assuntos que permeiam a atualidade e que se tornam mais urgentes a cada dia: autorias negras, mundos indígenas, dissidências sexuais e questões do meio ambiente. Partindo desses pilares, as curadoras buscaram valorizar narrativas que desafiam convenções e o projeto político colonialista e que, por outro lado, expandem nosso entendimento da cultura e da sociedade.
“Este espaço literário destaca produções e diálogos que trazem à tona identidades diversas e saberes ancestrais, propondo reflexões profundas sobre pertencimento, justiça e a possibilidade de viver em equilíbrio e harmonia com o planeta”, afirmou Luna Vitrolira, uma das curadoras da FestiPoa. “Pensamos a literatura como um ato de imaginação, também de transgressão, de lutas e rebeldias, de questionamentos. Onde está o centro e onde estão as pessoas que queremos ouvir?”, provocou mariam pessah.
As homenagens desta edição foram para o escritor Jeferson Tenório e para a multiartista Valéria Barcellos, e o anfitrião da festa literária foi o escritor José Falero. Estiveram reunidos em Porto Alegre, personalidades da literatura e da música, como Criolo, Geni Núñez, Eliane Potiguara, Angélica Freitas, Eliane Marques, Sergio Vaz, Cristal, Patrícia Palumbo, Amaro Freitas, Maria Amélia Teles, Rafa Rafuagi e Antônio Marinho, em uma programação que celebrou a literatura e trouxe performances poéticas e shows exclusivos.
Fonte: Ministério da Cultura