MinC e Ancine anunciam segunda edição do Edital de Coprodução Cinematográfica com o Uruguai

Cultura

MinC e a Ancine anunciaram na segunda, 19 de maio, o lançamento da CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA – COPRODUÇÃO BRASIL – URUGUAI 2025 para a seleção, por meio de concurso público, de propostas de produção independente de longas-metragens dos tipos ficção, documentário e animação, realizadas em regime de coprodução internacional com o Uruguai.

As propostas, com destinação inicial para o mercado de salas de cinema, devem ser apresentadas por produtoras brasileiras independentes, que participem do projeto na qualidade de coprodutoras minoritárias. Serão disponibilizados recursos financeiros do Fundo Setorial do Audiovisual no valor de R$ 1,17 milhão.

Simultaneamente, a Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual do Uruguai – ACAU organiza uma Chamada Pública para projetos em que a parte minoritária seja uruguaia.

As propostas de ambas as Chamadas Públicas serão selecionadas por uma comissão binacional formada por servidores da ANCINE e da ACAU, e por profissionais do audiovisual.

A CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA – COPRODUÇÃO BRASIL – URUGUAI 2025 e seus anexos podem ser acessados no endereço eletrônico www.brde.com.br/fsa.

O prazo de inscrições para esta segunda edição da parceria com o Uruguai vai de 4 de junho a 7 de julho de 2025.

Fonte: Ministério da Cultura