Saúde do Acre investe em qualificação e passa a contar com profissionais capacitados em alta tecnologia em radioterapia

Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), prossegue fortalecendo a rede oncológica estadual, com investimentos na capacitação dos seus profissionais. O médico radio-oncologista Melk Hadad e o físico médico Luiz Manso, que integram o Setor de Radioterapia do Hospital de Câncer do Acre, de Rio Branco, concluíram recentemente uma especialização de Alta Tecnologia em Radioterapia, promovida pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo (SP), em parceria com o Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

Durante dois anos, os profissionais participaram de uma formação híbrida, com aulas online e presenciais ministradas por alguns dos mais renomados especialistas do país. O curso teve como foco o aprimoramento de técnicas modernas de tratamento, como radiocirurgia e procedimentos de alta precisão, fundamentais para a segurança e a eficácia nos cuidados oncológicos.

Curso teve duração de dois anos, com aulas presenciais e virtuais. Foto: cedida

Como parte da capacitação, ambos realizaram uma visita técnica ao setor de radioterapia da instituição hospitalar paulistana, uma das mais respeitadas da América Latina. Lá, acompanharam o funcionamento de tecnologias de ponta e procedimentos de alta complexidade, como radiocirurgia, on-board imaging (OBI), irradiação total do corpo (TBI) e irradiação total da pele (TSEI).

“Esse aperfeiçoamento vai impactar diretamente na qualidade da assistência aos nossos pacientes. Vamos reduzir o tempo de tratamento e garantir mais precisão e segurança, oferecendo aos acreanos o que há de mais moderno em radioterapia”, destacou Melk Hadad.

Visita técnica foi realizada entre 9 e 19 de maio, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP). Foto: cedida

Luiz Manso também ressaltou a relevância da experiência: “Foi uma oportunidade enriquecedora. Acompanhamos técnicas avançadas e vivenciamos a rotina de um dos maiores centros oncológicos do país, o que certamente se reflete no serviço que oferecemos aqui no Acre”.

Coordenador do serviço de radiologia do Albert Einstein, médico Roberto Sakuraba, ladeado por Melk Hadad e Luiz Manso. Foto: cedida

A qualificação se dá em momento estratégico, com a recente atualização do parque tecnológico de radioterapia no Estado. Com profissionais capacitados e equipamentos de última geração, os pacientes acreanos passam a contar com tratamentos mais rápidos, seguros e alinhados com os protocolos dos grandes centros especializados.

A iniciativa reforça o compromisso do governo do Acre com a ampliação da oferta de tratamentos oncológicos de excelência e a valorização dos profissionais da saúde, garantindo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) um atendimento cada vez mais moderno, humanizado e resolutivo.

Fonte: Governo AC