Deracre intensifica recuperação de 59 km da AC-90 com obras na Transacreana, em Rio Branco

Acre

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), intensifica nesta quarta-feira, 9, os trabalhos da Operação Verão 2025 na rodovia AC-90, conhecida como Transacreana, em Rio Branco. A obra já está na segunda fase, com frentes de trabalho atuando a partir do km 17. Nesse trecho, já foram executados três quilômetros de recuperação completa com aplicação de remendo profundo e nova capa asfáltica. Atualmente, as equipes trabalham no km 20, avançando com a substituição de solo mole e recomposição do pavimento.

Segunda fase das obras da AC-90 avança com tapa-buracos e recapeamento. Foto: Rafael Dias/Deracre

“A Transacreana é uma das principais rotas de acesso às comunidades rurais de Rio Branco. Este trabalho é fundamental para garantir a trafegabilidade e o desenvolvimento das regiões agrícolas”, destacou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Os serviços incluem reenquadramento dos pontos danificados, retirada e limpeza do pavimento comprometido, impermeabilização, aplicação e compactação de massa asfáltica com CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), além da recomposição de acostamentos e recapeamento nos trechos mais críticos.

Governo do Estado acelera recuperação de 59 km na Transacreana. Foto: Rafael Dias/Deracre

A intervenção abrange um total de 59 quilômetros e faz parte de um pacote de melhorias da malha viária estadual, com investimento de R$ 37 milhões, provenientes de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar, com contrapartida do governo do Estado.

Obra é parte da Operação Verão 2025, que melhora o acesso rural. Foto: Rafael Dias/Deracre

A recuperação da AC-90 reforça o compromisso do governo do Acre com a infraestrutura rural, promovendo o escoamento da produção, a mobilidade dos moradores e a valorização da zona rural da capital. A Operação Verão 2025 segue em ritmo acelerado em todo o estado, garantindo melhorias nas estradas e mais qualidade de vida para a população acreana.

Fonte: Governo AC