As obras de pavimentação no Ramal dos Paulistas, localizado na zona rural do município de Porto Acre, foram retomadas pelo governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), nesta quarta-feira, 9. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a execução de obras estruturantes tem sido uma prioridade da atual gestão estadual, com foco em garantir acesso, mobilidade e melhores condições de vida para a população rural.
“Estamos avançando com obras que melhoram a vida das pessoas. A determinação do governador Gladson Camelí é clara: levar infraestrutura para quem vive e produz no campo. O Ramal dos Paulistas é uma prioridade dentro dessa missão, porque fortalece o escoamento da produção e garante mais segurança para as famílias da região”, afirmou.

O serviço contempla a pavimentação de 11 quilômetros da estrada vicinal, e está sendo executado pelo consórcio formado pelas empresas AG GT & Emot, sob a supervisão técnica do Deracre. A obra conta com investimento de R$ 14 milhões, provenientes de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar, com contrapartida do governo do Estado.
A execução está dividida em dois trechos. No primeiro, que compreende 5,6 quilômetros, já foram finalizados mais de 50% dos serviços de drenagem e 90% da terraplanagem. Já no segundo trecho, com extensão de 5,02 quilômetros, a drenagem foi totalmente concluída e a terraplanagem já alcança 80% de avanço.
O Ramal dos Paulistas é uma via importante para o transporte da produção rural e para o deslocamento de moradores entre comunidades e a sede do município. Com a retomada das obras, o governo reforça o compromisso com a população do campo e contribui diretamente para o desenvolvimento da região.