MEC apresentará resultados do Diagnóstico das Escolas

Educação

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoverá na sexta-feira, 18 de julho, o Lançamento da Devolutiva do Diagnóstico das Escolas 2024 e do Edital de Apoio à Formação Continuada para Diretores(as) Escolares. A transmissão será às 11h, ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, e contará com a participação de representantes de secretarias estaduais e municipais de educação, além de gestores escolares convidados. 

A iniciativa contempla dois importantes marcos para o fortalecimento da gestão escolar na educação básica pública brasileira e reforça os compromissos do MEC com a gestão democrática, a formação qualificada de lideranças escolares e a efetivação do direito à educação com qualidade, equidade e efetividade.  

Durante o evento, será apresentado o Painel de Resultados, desenvolvido no sistema Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC). Entre novembro de 2024 e abril de 2025, mais de 93 mil escolas participaram do preenchimento do Diagnóstico das Escolas 2024, abrangendo 70,4% das estaduais e 67,6% das municipais. O levantamento teve como objetivo identificar desafios e potencialidades das escolas para subsidiar as ações dos gestores escolares na construção de estratégias que promovam melhorias efetivas no processo educativo.  

Os gestores podem acessar o Painel de Resultados no Sistema PDDE Interativo pelo ícone “Devolutiva Diagnóstico 2024”. O resultado permite que escolas e redes consultem indicadores construídos a partir das respostas fornecidas, com pontuações de 0 a 10, possibilitando comparações com médias nacionais e da rede a qual a escola pertence. O painel apoia o planejamento estratégico das escolas e o aprimoramento da gestão escolar. 

O evento também marcará o lançamento do Edital de Apoio à Formação Continuada para Diretores(as) Escolares, inédito, voltado a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, interessadas em criar cursos autoinstrucionais para diretores(as) escolares da educação básica. Os cursos terão modalidade de educação a distância (EaD), baseado em Learning Content Management (LCMS), e oferecidos pela plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec). 

As formações contemplarão nove saberes essenciais da gestão escolar, organizados em três grandes áreas: 

  • Gestão Pedagógica: Planejamento Pedagógico; Liderança e Desenvolvimento de Equipe; e Avaliação e Acompanhamento Pedagógico. 
  • Gestão Administrativa e Financeira: Administração de Patrimônio e Espaços Físicos; Planejamento e Organização Administrativa; e Gestão de Recursos Financeiros e PDDE. 
  • Gestão de Pessoas e Comunicação: Valorização Pessoal e Profissional; Comunicação Assertiva; e Mediação de Conflitos. 

Durante a transmissão, serão apresentados o painel interativo e os detalhes do edital, seguidos de momento para dúvidas e esclarecimentos. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação