Varginha/MG. Nesta quinta-feira (24/7), a Polícia Federal deflagrou a Operação Fênix, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em ataques armados coordenados contra instituições financeiras, conhecidos como “domínio de cidades”. Essa modalidade envolve o uso de explosivos e táticas militares para violar agências bancárias.
As investigações tiveram início após o violento ataque ocorrido na madrugada de 8/4/2025, quando criminosos fortemente armados invadiram a agência da Caixa Econômica Federal em Guaxupé. Divididos em grupos com funções específicas, os criminosos atacaram simultaneamente as sedes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, para impedir a reação das forças de segurança. Enquanto isso, outra equipe utilizou explosivos de alto poder destrutivo para acessar o cofre da agência.
Na operação de hoje, a Polícia Federal cumpre nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Campinas/SP, Sumaré/SP e Hortolândia/SP, expedidos pelo Juízo Federal de Passos/MG. A ação é coordenada pela Polícia Federal, com apoio operacional da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
@pfminasgerais | (31) 3168-6340 | cs.srmg@pf.gov.br
Fonte: Polícia Federal