Caruaru/PE. A Polícia Federal deflagrou, na terça-feira 22/7, a Operação Desvio, destinada reprimir grupo criminoso que atua na subtração, receptação para venda a terceiros de aparelhos celulares.
Durante a operação, que culminou com o cumprimento de mandado de busca e apreensão na cidade de Caruaru, foram apreendidos nove aparelhos, cujos valores de mercado chegam a R$ 15 mil a unidade.
Os telefones foram desviados ao sair para entregas do Centro de Distribuição Domiciliar em Caruaru e repassados para terceiros, que os venderam para pessoas do povo, alguns através de lojistas legalmente estabelecidos.
A Polícia Federal alerta os cidadãos para não efetuarem compras de aparelhos celulares sem exigir a Nota Fiscal de Venda, pois os criminosos costumam informar aos compradores que os equipamentos são provenientes de compras feitas durante viagens ao exterior ou mesmo oriundos do Paraguai.
Dizem ainda que, se a companhia telefônica aceitar o cadastro do aparelho é sinal de que ele está regular, o que não procede, pois podem ocorrer situações como a da investigação, na qual os aparelhos são produto de furto e não foram cadastrados nos sistemas tipo o Celular Seguro, desenvolvido em parceria pelo MJSP, a Anatel e as prestadoras de telefonia.
Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco
Contato: (81) 2137-4076
E-mail: cs.srpe@pf.gov.br
Fonte: Polícia Federal