Ministério do Turismo reforça compromisso com a inclusão na feira LGBT+ Turismo Expo 2025

Turismo

O Ministério do Turismo marcou presença, na quarta edição da LGBT+ Turismo Expo, evento voltado à promoção da diversidade no setor turístico. Representando a Pasta, Juliana Oliveira, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade (ASPADI), destacou o compromisso do governo federal com a construção de um turismo mais acolhedor, justo e representativo.

Com mais de 70 expositores e um público estimado em 20% superior ao registrado no ano passado, a feira reuniu representantes de destinos nacionais como Paraíba, Bahia, Salvador, Pipa, São Luís, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Recife, Ceará e Porto Seguro. Também participaram destinos internacionais como Miami, Neuquén, Cuba, Chile, Kissimmee, Orlando e Curaçao. O Ministério do Turismo apoiou a sessão de rodadas de negócios, momento relevante da programação do evento.

Durante sua palestra, Juliana Oliveira apresentou os resultados do setor para o primeiro semestre do ano, destacando a alta de 48% de turistas estrangeiros visitando o Brasil; a atração de U$ 881 milhões de investimentos no país e a expansão da malha aérea nacional — fatores que demonstram a força do mercado doméstico e o potencial de crescimento do país no cenário internacional.

A Chefe da ASPADI ressaltou a atuação do Ministério na formulação de políticas públicas voltadas à promoção da diversidade. “É com enorme satisfação que, em nome do ministro do Turismo, Celso Sabino, e da nossa secretária-executiva, Ana Carla Lopes, estamos participando de mais uma edição da LGBT+ Turismo Expo, um evento que celebra a diversidade no setor turístico, mas também reforça o compromisso que temos, enquanto governo do presidente Lula, com a construção de um Brasil mais inclusivo, mais respeitoso e mais justo para todas as pessoas”, afirmou.

Juliana destacou ainda a importância de promover um turismo seguro, responsável e representativo. “O Brasil é reconhecido por sua hospitalidade, sua cultura vibrante e sua pluralidade. Essa riqueza só se realiza plenamente quando abraçamos a diversidade em todas as suas formas”, completou.

Ao final da palestra, a representante do assessora agradeceu aos participantes e reforçou que a diversidade é não apenas um valor social, mas também um diferencial competitivo para o setor. “Vocês ajudam a moldar o futuro do turismo que queremos construir: plural, seguro, acessível e cheio de oportunidades para todos e todas”, concluiu.

FEIRA – Considerada a maior feira B2B de turismo LGBT+ da América Latina, o evento chega à quarta edição como referência no segmento. A programação incluiu palestras e painéis sobre o preparo da hotelaria para casamentos homoafetivos, os destinos internacionais que se destacam em inclusão e estratégias para atender aos diversos perfis de viajantes.

Por Livia Albernaz
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo