Com o objetivo de facilitar o acesso à saúde para pessoas privadas de liberdade, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizaram um mutirão de exames laboratoriais na Divisão de Estabelecimento Penal de Senador Guiomard, nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25.
A ação no estabelecimento penal atendeu 42 internos durante os dois dias e ofertou diversos tipos de exames solicitados pela médica que atende na Unidade Básica de Saúde Prisional do local. Entre os internos atendidos, estava C. S. que realizou um hemograma e agradeceu pelo atendimento.
“É muito importante para nossa saúde. Nós temos só a agradecer. A gente faz o exame de sague e a família recebe [o resultado], mas quem não tem visita, a unidade corre atrás, então só temos a agradecer”, ressaltou.
O chefe da Divisão de Estabelecimento Penal de Senador Guiomard, Maycon Mendonça, explica que ações como esta ajudam a prestar um melhor atendimento de saúde aos presos, sem a necessidade de retirar os apenados da unidade prisional: “Evita a necessidade de escolta, para retirar o apenado até o laboratório ou hospital, que fica mais custoso ao estado e gera maior despesa de combustível e de efetivo policial. Foi muito bom e vamos tentar criar meios para continuar com outras ações como esta.”
A chefe da Divisão de Saúde do Iapen, Gabriela Silveira, enfatizou a importância de parceiras como esta, para garantir o atendimento dentro do sistema prisional: “Essa ação foi baseada em uma necessidade que tinha de muitos exames laboratoriais para fazer. Então a coordenação técnica, na pessoa da Janaína lá de Senador Guiomard, fez o levantamento das necessidades, procurou a pessoa responsável pelo serviço e a Divisão de Saúde prontamente providenciou o ofício. Então a gente busca sempre essas parcerias para levar o serviço para dentro do sistema”.
Fonte: Governo AC