Ministros das Comunicações e da Cultura lançam, em Salvador (BA), Programa Cultura Conectada, com foco em quilombos e terreiros

Geral

Os ministros das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e da Cultura, Margareth Menezes, lançam, nesta sexta-feira (8), em Salvador (BA), o Programa Cultura Conectada. A iniciativa tem como objetivo promover a transformação digital de territórios culturais e tradicionais por meio da entrega de computadores recondicionados e da oferta de formação digital.

O programa será executado em parceria com o Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, e integra um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) a ser assinado entre as duas Pastas. A ação prevê iniciativas conjuntas de inclusão digital no setor cultural brasileiro, com foco em comunidades historicamente excluídas do acesso à tecnologia.

Além do Cultura Conectada, o ACT contempla o lançamento de dois eixos programáticos: Afro-Digital – Conectando Quilombos e Terreiros, com a participação da Fundação Cultural Palmares; e o Cultura Viva Conectada – Comunicação e Territórios em Rede, voltado à inclusão digital dos Pontos de Cultura em todo o país.

O Programa Cultura Conectada é uma política pública em construção, voltada à ampliação do acesso à tecnologia e à conectividade entre agentes culturais, especialmente aqueles vinculados a ações afirmativas e territórios periféricos, quilombolas e tradicionais.

Com 18 anos de atuação, o Programa Computadores para Inclusão realiza o recondicionamento de equipamentos eletrônicos por meio de centros parceiros e faz a doação dos computadores a pontos de inclusão digital em todo o Brasil.

Serviço

Evento: Lançamento do Programa Cultura Conectada e assinatura de Acordo de Cooperação Técnica
Data: Sexta-feira, 8 de agosto de 2025
Hora: 15h30
Local: Forte Capoeira – Largo Santo Antônio Além do Carmo – Salvador (BA)

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações