Ministério das Comunicações inaugura centro de inclusão digital que beneficiará população de Belém (PA)

Geral

A população de Belém (PA) ganhou, nesta segunda-feira (25), um novo espaço de aprendizado digital, voltado a ampliar o acesso à tecnologia e gerar oportunidades para os paraenses. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, inaugurou o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no Instituto Gustavo Hessel (IGH), reforçando o compromisso da pasta e do governo do presidente Lula em expandir a inclusão digital no Norte do Brasil.

“Hoje estamos entregando um espaço moderno, construído com investimentos do Ministério das Comunicações, que vai abrir portas e caminhos para a população do Pará. Aqui, cada máquina recebida passará pelas mãos de estudantes que querem se capacitar para uma nova profissão, será recuperada e vai apoiar a criação de laboratórios de informática em todo o país. Promover inclusão digital é, acima de tudo, fazer justiça social. É garantir que todos tenham acesso às ferramentas tecnológicas e possibilidade de buscar seus sonhos”, disse o ministro.

O espaço, totalmente revitalizado, vai ampliar a capacitação de jovens e pessoas idosas em tecnologia, além de dar novo destino a equipamentos descartados por bancos e órgãos públicos. Os computadores recuperados serão entregues a escolas públicas, aldeias indígenas, territórios quilombolas, comunidades ribeirinhas e áreas remotas do estado.

Presente na cerimônia, o ministro do Turismo, Celso Sabino, enalteceu a iniciativa do Ministério das Comunicações e destacou a importância deste trabalho para os brasileiros. “Esse espaço vai servir à sociedade, tirando pessoas da ociosidade e das ruas. Já estão cumprindo uma etapa na formação de pessoas na área de montagem de computadores e seguirão para mais uma etapa, que beneficiará a comunidade. Quero agradecer e parabenizar você, Frederico, e toda a sua equipe, que tem feito esse trabalho por todo o Brasil”, disse Sabino.

COMPUTADORES PARA INCLUSÃO

Coordenado pelo Ministério das Comunicações, o programa reaproveita computadores provenientes de órgãos públicos que seriam descartados. Os equipamentos são restaurados nos CRC’s, onde também servem como ferramentas de ensino técnico.

Após o recondicionamento, os computadores são doados a pontos de inclusão digital em todo o país, como escolas públicas, telecentros e instituições sociais. A iniciativa une inovação, educação e sustentabilidade, promovendo a cidadania digital e criando oportunidades para milhares de brasileiros.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações