Entre os dias 4 e 7 de setembro, será realizada a 2ª Teia dos Pontos de Cultura de Goiás, no município de Inhumas. Com o tema “Povos, Saberes e Natureza”, o evento reunirá as entidades e grupos culturais do estado que fazem parte da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). O encontro integra a programação da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, prevista para março de 2026, no Espírito Santo.
Goiás é o primeiro estado do país a promover a etapa preparatória para a Teia Nacional, desde que a ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou oficialmente a data e local da próxima edição, em uma cerimônia realizada na Aldeia Caieiras Velha, no município de Aracruz, Espírito Santo, no mês de julho.
Para a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, as Teias Estaduais são espaços importantes de integração, articulação e fortalecimento da rede Cultura Viva nos territórios. “O estado de Goiás tem uma rede potente, que até dezembro de 2024 tinha uma rede com 151 Pontos de Cultura reconhecidos, presentes em 54 dos 246 municípios. Agora, com o piso anual de investimentos na Cultura Viva poderemos expandir essa rede e alcançar outros grupos e municípios que representam a diversidade cultural do estado. A Teia e o fórum dos Pontos de cultura de Goiás já irão refletir esta transformação”, acrescentou.
Com os recursos do primeiro ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Goiás recebeu um investimento mínimo de R$ 13 milhões, destinados à PNCV, somando os valores enviados ao governo estadual e a 25 municípios com obrigatoriedade de aplicação desses recursos na Cultura Viva.
Programação
A programação da Teia de GO será diversa e colaborativa, construída com a participação dos Pontos e Pontões de Cultura, coletivos e comunidades. Estão previstas cerca de 40 apresentações artísticas em diversas linguagens — música, dança, teatro, circo, literatura, cultura popular e artes visuais — com artistas locais e convidados nacionais.
Também haverá mostras culturais, oficinas, formações, palestras, rodas de conversa e Grupos de Trabalho temáticos sobre pautas importantes para a Cultura Viva.
Um dos momentos centrais do evento será o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, espaço democrático para debate e deliberação sobre os rumos da Política Nacional de Cultura Viva no estado. Na ocasião, serão eleitos os delegados que representarão Goiás na Teia Nacional e no 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.
Realização
A 2ª Teia dos Pontos de Cultura de Goiás – Povos, Saberes e Natureza é uma realização da Rede Cultura Viva Goiás, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, do Ministério da Cultura, da Comissão dos Pontos de Cultura de Goiás e da Associação Amigos das Artes – Pontão AMDAR, em articulação com coletivos culturais locais e parceiros da sociedade civil.
Fonte: Ministério da Cultura