Transição energética ganha força com conquista inédita anunciada em evento no MME

Geral

O auditório do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, sediou nesta quinta-feira (28/08) a celebração de um marco inédito para o setor elétrico brasileiro: a CPFL Energia consolidou um portfólio de geração formado integralmente por fontes renováveis.

O painel “Brasil de Baixo Carbono: Estratégias para Liderar a Transição Energética” contou com especialistas que debateram medidas para o fortalecimento da matriz energética limpa nacional e para a ampliação da liderança do país na agenda climática internacional.

Na ocasião, a diretora de Programa do MME, Lorena Melo Silva Perim, destacou que o Brasil tem uma vocação para ser renovável, mas que é preciso observar diversos pontos para chegar em uma transição energética eficiente.

“Temos certeza de que essas fontes atendem ao que precisamos, mas, como formuladores de políticas públicas para a transição energética eficiente, temos que avançar na demanda com diversas visões: partindo da descarbonização, passando pelo acesso à energia elétrica, pela segurança energética e pela justiça energética”, afirmou.

O momento simbólico ganha ainda mais relevância em um cenário estratégico para o Brasil, que se prepara para sediar a COP 30, em 2025, em Belém (PA). A iniciativa da CPFL reforça o compromisso com a transição energética e a descarbonização, alinhada às metas globais de combate às mudanças climáticas.

O encontro reuniu autoridades do Governo Federal, parlamentares, executivos do setor energético, representantes de entidades reguladoras, membros da Embaixada da China e especialistas em sustentabilidade.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia