Espírito Santo realiza 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Geral

A 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo foi aberta nesta quinta-feira (28), no Centro de Convenções do SESC Praia Formosa, em Aracruz. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o encontro reúne 450 delegadas eleitas a partir de 19 conferências municipais e regionais realizadas em 72 municípios capixabas, consolidando um amplo processo participativo em preparação para a etapa nacional.

Presente na cerimônia, a secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa, ressaltou a importância do processo participativo. “Quero dizer que eu desejo que vocês elaborem um excelente documento, façam um importante debate e levem para Brasília um relatório potente para atualizarmos as conquistas e levar novas propostas”, afirmou.

O governador Renato Casagrande destacou os desafios para reduzir a violência contra as mulheres. “Muitos homens ainda se acham donos das mulheres e se julgam no direito de espancá-las ou tirar suas vidas. Estamos conseguindo reduzir a criminalidade e, também, os casos de violência contra a mulher. Temos diversas ações para proteger as mulheres, como a criação da Secretaria das Mulheres e programas transversais envolvendo várias secretarias de Estado, pois a proteção à mulher é uma ação de todo o Governo”, ressaltou.

A secretária estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes, reforçou a importância da realização das conferências. “Hoje, a partir desta conferência, queremos reafirmar que estamos juntas: governo e sociedade para garantir vida, dignidade e igualdade para as mulheres”, afirmou.

Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedimes), Yara Marina, o encontro representa a força da democracia participativa. “Esta conferência é o reflexo de anos de trabalho conjunto entre governo e sociedade civil. Somos a prova viva de que a democracia participativa funciona quando as mulheres têm voz e vez”, afirmou.

A programação segue até sábado (30). Na plenária final, as propostas serão sistematizadas e votadas, culminando com a eleição das delegadas que representarão o Espírito Santo na etapa nacional.

5ª CNPM

A etapa estadual no Espírito Santo faz parte da etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). O encontro nacional será realizado entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília, com a participação de cerca de quatro mil mulheres de todos os estados brasileiros.

Fonte: Ministério das Mulheres