O Brasil e a Arábia Saudita assinaram um memorando de entendimento para ampliar a cooperação e estabelecer parcerias estratégicas no setor postal. O acordo prevê intercâmbio de experiências, desenvolvimento de novas práticas de operação, alinhamento regulatório e fortalecimento da colaboração entre os dois países em temas debatidos na União Postal Universal (UPU).
A assinatura ocorreu durante o 28º Congresso Postal Universal, principal fórum da UPU, agência da ONU que reúne 192 países para definir políticas e estratégias globais para o setor. O documento foi firmado pela secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, e pelo vice-ministro dos Transportes e Serviços Logísticos da Arábia Saudita, Ruhmaih Bin Muhmmad Al-Rumaih.
A cooperação incidirá sobre métodos mais recentes de oferta e operação do setor postal; no intercâmbio de experiências e no acompanhamento das últimas inovações, incluindo, mas não se limitando, ao serviço universal e aos serviços de endereçamento.
Ela também abrangerá o alinhamento e a troca de políticas e regulamentos do setor, com destaque para o compartilhamento de experiências e lições aprendidas sobre governança, conformidade legal, planos de capacitação e licenciamento de atividades postais.
O acordo ainda prevê o fortalecimento da colaboração entre as partes em temas tratados na União Postal Universal. O memorando foi resultado de uma oportunidade identificada pela Coordenação de Serviços Postais da Subsecretaria de Governança das Entidades Vinculadas do Ministério das Comunicações.
O CONGRESSO
O Congresso Universal Postal, ocorre de 8 a 19 de setembro de 2025, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e definirá, além da composição dos conselhos de administração, a estratégia postal mundial para o período de 2026 a 2029.
A participação do Brasil nos conselhos da UPU é estratégica. A entidade atua como fórum para estabelecer políticas e padrões que regulam o intercâmbio internacional de correspondências e defende o acesso democrático a serviços postais básicos, independentemente da localização do cidadão.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações