Londrina/PR. Na manhã desta sexta-feira (12/9), a Polícia Federal deflagrou a Operação Ventríloquo II, com a finalidade de dar cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Londrina/PR.
A investigação apura crime de estelionato praticado por um grupo de pessoas que, em abril deste ano, promoveu a abertura fraudulenta de conta bancária na agência da Caixa Econômica Federal em Siqueira Campos/PR e, em seguida, contratou empréstimos de antecipação do saque aniversário do FGTS, no valor total de R$ 29.591,49, recursos estes que foram retirados da conta por meio de transferências via Pix.
Foi identificado que os suspeitos utilizavam documentos de identidade e comprovantes de endereços falsos para a abertura de contas bancárias e, em seguida, solicitavam empréstimos consignados.
Os indícios apontam para a existência de um núcleo principal que coordena as ações, identificando pessoas titulares de benefícios previdenciários e saldo de FGTS e, de posse desses dados, arregimentam comparsas, falsificam documentos de identidade dos titulares dos benefícios com fotografias dessas pessoas arregimentadas e estas executam os atos de abertura de contas bancárias e solicitação dos empréstimos consignados.
Além das pessoas que integram o núcleo principal e das que são cooptadas para a abertura das contas bancárias, existem ainda aquelas que emprestam suas contas bancárias para que os valores decorrentes dos empréstimos sejam transferidos, sacados e entregues aos líderes do grupo criminoso. A ação de hoje visa essas pessoas que emprestaram suas contas para o trânsito dos valores.
Comunicação Social da Polícia Federal em Londrina/PR
Contato: (43) 3294-7205 e cs.srpr@pf.gov.br
Fonte: Polícia Federal