O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, se reuniu nesta terça-feira (16.09) com o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil e com a gerente sênior de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, André Freitas e Elisa de Araújo. Durante a reunião, os representantes da marca apresentaram os resultados da parceria com o MDS a partir do programa Acredita no Primeiro Passo.
Firmada em agosto de 2024, o trabalho conjunto já proporcionou a capacitação de 12 mil pessoas no Brasil inteiro, superando a meta inicial de 7 mil capacitações. A iniciativa inclui investimentos para a ampliação de cozinhas para ensinar e capacitar microempreendedores, levando novas estruturas a comunidades em situação de vulnerabilidade
Por meio do projeto “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”, em parceria com o Sebrae Nacional, brasileiros tiveram acesso a capacitações voltadas ao empreendedorismo. “A gente tinha ali uma meta inicial de 7 mil capacitações, a gente já chegou a 12 mil pessoas capacitadas nessa trilha virtual do Sebrae para empreendedorismo”, reforçou André Freitas.
Além das capacitações, dez cozinhas já foram entregues na primeira fase nos estados de Manaus (AM), Belém (PA), Macapá (AP), Ilha do Marajó (PA), São José do Ribamar (MA), Teresina (PI), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Em Macapá, por exemplo, a ideia é oferecer 1.200 refeições por mês. “A cozinha é um lugar de capacitação, as pessoas que vão trabalhar na cozinha saem com formação para trabalhar no ramo da gastronomia”, afirmou Elisa Araújo.
O ministro do MDS, Wellington Dias, reforçou a importância dos bons resultados e ressaltou que é fundamental identificar as iniciativas que mais precisam de apoio. “É importante realizar um cruzamento de dados para saber quais são esses pequenos negócios que precisam de apoio e que estão no nosso Cadastro Único”, afirmou.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome