MME reforça compromisso em reduzir desigualdades e impulsionar o uso de energias limpas no Brasil

Geral

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou da 12ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico – Citeenel 2025, em Manaus (AM), nesta quarta-feira (17/09). Representando o MME, a diretora de Transição Energética do MME, Karina Araújo, participou do painel “Tendências globais para a transição energética: experiências internacionais e oportunidades para o Brasil” e destacou a liderança brasileira na adoção de energias limpas e no combate à pobreza energética.

“Estamos construindo um modelo de transição energética que alia segurança de suprimento, preservação da biodiversidade e redução das desigualdades socioeconômicas e regionais. Queremos criar oportunidades de emprego e renda de forma justa e equitativa, fomentando inovação e novas tecnologias”, afirmou a diretora.

Também pelo MME, a coordenadora de Projetos de Eficiência Energética, Alexandra Maciel, marcou presença no painel “Políticas de Eficiência Energética na Indústria e Edificações: Experiência Dinamarquesa, iniciativas no Brasil e a perspectiva do PEE pela Aneel” e apresentou as iniciativas brasileiras, além de reforçar a importância de políticas públicas robustas para transformar eficiência energética em vantagem competitiva.

“A eficiência energética é um eixo estratégico para aumentar a competitividade do setor produtivo, reduzir custos e garantir um desenvolvimento sustentável e inclusivo. É nesse caminho que o MME vem construindo parcerias e fortalecendo programas de longo prazo”, disse.

Citeenel 2025

Realizado em Manaus, no coração da Amazônia, o Citeenel 2025 impulsiona as discussões sobre transição energética para contornos ainda mais expressivos e conectam inovação com responsabilidade socioambiental.

O evento é o maior e mais tradicional fórum de debates sobre inovação do setor elétrico brasileiro, que tem promoção da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pela Eneva e reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir o tema “Inovação e Eficiência Energética para um Futuro Resiliente: Traçando Caminhos para Segurança Energética, Sustentabilidade e Equidade”.

A participação do MME nesta edição contribuiu para dar visibilidade a programas estruturantes da Pasta, como o Programa Energias da Amazônia, que tem objetivo de reduzir emissões associadas à geração a diesel e melhorar a qualidade e a segurança do suprimento de energia elétrica na região.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia