Ministério de Minas e Energia convida interessados a participarem de organismo internacional voltado aos biocombustíveis

Geral

O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SNPGB), convida representantes da sociedade civil ligados ao setor de biocombustíveis a apresentarem candidaturas para a composição do Conselho Consultivo da Indústria (Industry Advisory Board – IAB, em inglês), da Aliança Global para os Biocombustíveis (Global Biofuels Alliance – GBA, em inglês).

O convite tem como objetivo garantir a participação nacional na plataforma do IAB. O conselho foi concebido para que representantes da indústria compartilhem os principais desafios enfrentados pelo setor e apresentem potenciais soluções para o aumento da produção e do uso de biocombustíveis.

A plataforma, criada pela Aliança Global para os Biocombustíveis, tem como papel central assessorar o Alliance Board (órgão superior da GBA) e será liderado por um presidente e um vice-presidente, com mandato de três anos. Eles serão eleitos pelos próprios representantes do IAB e sujeitos à aprovação do Alliance Board.

Além disso, o IAB deverá apresentar, de forma periódica, recomendações ao Comitê Executivo da Aliança e ao Alliance Board, apoiando os objetivos da Aliança Global para os Biocombustíveis, assim como as atividades de advocacy da instituição. O IAB deverá se reunir ao menos uma vez por trimestre.

Os interessados em participar do IAB, deverão enviar as candidaturas, em inglês, diretamente ao Secretariado da GBA pelo e-mail: thesecretariat@biofuelsalliance.com, com cópia para der@itamaraty.gov.br e snpgb@mme.gov.br.

ao secretariado da Aliança Global para os Biocombustíveis, por meio do e-mail thesecretariat@biofuelsalliance.com.

Mais sobre a Aliança Global para os Biocombustíveis

A Aliança Global para os Biocombustíveis (Global Biofuels Alliance – GBA, em inglês) é uma iniciativa internacional destinada a promover a cooperação entre países, organizações internacionais e o setor privado, com a meta de ampliar a produção e o uso sustentável de combustíveis ecologicamente corretos como instrumento de transição energética.

A iniciativa foi lançada, em 2023, em Goa, na Índia, durante e Cúpula do G20 neste país. Ao todo, fazem parte 19 nações e 12 organizações internacionais, entre elas o Fórum Econômico Mundial.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia