Em missão na China, Ministério das Comunicações fortalece cooperação em economia digital e conectividade

Geral

O Ministério das Comunicações participa, nesta semana, da 4ª Cúpula Internacional sobre Navegação por Satélite, realizada na cidade de Zhuzhou, província de Hunan (China), entre os dias 22 e 26 de setembro. A missão brasileira busca ampliar a cooperação com a China em economia digital, políticas de telecomunicações, conectividade e geolocalização.

A comitiva do governo federal conta ainda com representantes da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Universidade Federal de Campina Grande (PB).

O Coordenador-Geral de Estudos e Conectividade do MCom, Thyago Braun, destacou que o evento mostrou na prática como a tecnologia pode transformar diferentes setores. “Foram apresentadas aplicações do sistema de navegação chinês para a indústria, agricultura, internet das coisas e até em situações de emergência e catástrofes. São soluções que apontam caminhos importantes para o futuro da conectividade global”, afirmou.

A Cúpula reuniu empresas líderes do setor espacial chinês e abriu espaço para novos fóruns temáticos, exposições e vitrines de inovação, criando oportunidades de parcerias tecnológicas entre Brasil e China.

Essa agenda se soma ao esforço contínuo de estreitar laços entre os dois países. Em maio, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, esteve em Pequim para participar do Seminário Econômico Brasil-China e de reuniões com empresas dos setores de data centers, fibra óptica e equipamentos de telecomunicações.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações