O Ministério da Cultura (MinC) realizou uma live tira-dúvidas voltada para agentes territoriais e comitês de cultura, com foco no segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc. A atividade, promovida no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), foi transmitida ao vivo pelo canal do Ministério no YouTube nesta quarta (14), e contou com a participação da Diretoria de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast) e da Diretoria de Articulação e Governança (DAG) da Secretaria dos Comitês de Cultura.
Durante a transmissão, os representantes do MinC apresentaram as novas regras da Aldir Blanc e os procedimentos necessários para a adesão dos entes federativos. O objetivo era garantir que os agentes territoriais e comitês de cultura tivessem acesso a informações oficiais para atuar como multiplicadores nos territórios.
“Espero que vocês tenham compreendido como funciona a dinâmica de adesão porque a gente conta muito com vocês para fazer esse processo de ir atrás dos municípios e dos estados, levar informação, nos ajudar nessa batalha de explicar como a adesão acontece e mostrar, para governos estaduais e prefeituras, que é fácil e muito importante participar da Política Nacional Aldir Blanc”, afirmou a coordenadora-geral de Instrumentos Técnicos e Jurídicos da Dast, Lais Valente.
Guias, cartilhas, tutoriais e manuais sobre a política foram apresentados, com uma explicação detalhada sobre como acessar o material no site do Ministério da Cultura. O coordenador-geral da Dast, Fábio Riani Perinotto, também compartilhou contatos de email, telefone e o canal institucional do Whatsapp para que pessoas interessadas possam receber informações atualizadas sobre a Aldir Blanc.
“Na época da Lei Paulo Gustavo a gente teve 98% de adesão e no ciclo 1 da Aldir Blanc, 97%. Então, contamos com vocês nessa reta final, nos últimos dias de adesão, para chegar à meta de 100% de adesão no segundo ciclo da Aldir Blanc. A gente sabe que muitos de vocês já estão fazendo esse papel e vai ser muito rico ter uma campanha mais incisiva nesses últimos dias”, explicou.
A ação integra a mobilização nacional do Ministério da Cultura para garantir que estados, Distrito Federal e municípios realizem a adesão ao segundo ciclo da Aldir Blanc dentro do prazo, que se encerra no dia 26 de maio.
A participação ativa da sociedade civil, por meio dos comitês e agentes territoriais, é considerada estratégica para o fortalecimento da política e para a consolidação de uma gestão cultural mais democrática, descentralizada e participativa.
Assista a íntegra da live tira-dúvidas sobre a Política Nacional Aldir Blanc para agentes territoriais e comitês de cultura.
Fonte: Ministério da Cultura