“União, estados e municípios precisam caminhar juntos”, defende Dias na 26ª Marcha em Defesa dos Municípios

Geral

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da abertura da 26ª edição da Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, nesta terça-feira (20.05), e reforçou a importância do diálogo com municípios para que os programas da pasta cheguem de forma efetiva aos que mais precisam.

“Reafirmamos a importância da união entre os entes federativos, sob o comando do presidente Lula. Municípios, estados e União precisam caminhar juntos, com diálogo, cooperação e foco na melhoria do país e da população”, afirmou Dias, durante o evento.

No discurso da abertura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também destacou que os programas federais precisam dos representantes municipais para que as políticas públicas sejam desenvolvidas. “Vocês sabem que os programas que o Governo Federal anuncia, se não for o prefeito na ponta, o programa não funciona. O Minha Casa, Minha Vida não funcionaria sem os prefeitos. A gente sabe que o Bolsa Família não funcionaria, a Escola em Tempo Integral não funcionaria”, disse.

Organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a marcha reúne prefeitos, vereadores, secretários e demais gestores municipais para tratar dos desafios enfrentados pelos gestores e debater maneiras de implementar, nos municípios, as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal. Segundo a CNM, a sessão de abertura reuniu mais de 14 mil participantes.

“Nós vamos interpretar aqui as angústias que nós temos em nosso município, onde o cidadão nasce, vive, morre, paga os impostos. Ele conhece o ente local, ele conhece o prefeito, o vereador ou o secretário”, afirmou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que apresentou os desafios enfrentados pelos entes locais durante o evento.

Moisés Filho é prefeito de Cristalândia (PI) e participou da abertura da Marcha. Ele reforça que o evento é um espaço para “estreitar os laços com os ministérios e buscar mais recursos e investimentos para os municípios”.

Apoio aos gestores

Como forma de apoiar e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas nos municípios no âmbito da Assistência Social, o MDS disponibilizou um estande com informações sobre os programas desenvolvidos pela pasta, além de informações sobre repasses de recursos e emendas, de acordo com cada situação.

Durante os dias de evento, prefeitos, governadores e gestores poderão tirar dúvidas com servidores que estarão à disposição no 1º piso do Centro Internacional de Convenções do Brasil, onde está sendo realizada a Marcha. Para informações específicas, o atendimento é encaminhado para a sede do MDS, no Bloco A, Esplanada dos Ministérios, Brasília/DF. 

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome