Com o objetivo de valorizar iniciativas que promovem um serviço público mais ético, eficiente e centrado no cidadão, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) instituiu o Prêmio OUV+ Integridade, conforme disposto na Portaria Mapa nº 781/25. A premiação reconhece agentes públicos e unidades administrativas que se destacaram pela excelência no atendimento aos usuários e no tratamento de manifestações registradas na Plataforma Fala.BR, sistema nacional de ouvidoria e acesso à informação coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU).
A criação do prêmio é uma homenagem ao comprometimento e à dedicação dos servidores que contribuem para o aperfeiçoamento contínuo dos serviços públicos, promovendo uma cultura de escuta ativa, transparência e integridade institucional.
O OUV+ Integridade visa estimular boas práticas no atendimento e na execução de serviços públicos, incentivando a inovação e a melhoria constante nos processos. O prêmio também reforça o engajamento entre as unidades do Ministério e a Ouvidoria, promovendo maior colaboração, além de destacar o cumprimento rigoroso dos prazos legais e a qualidade das respostas oferecidas aos cidadãos. A Ouvidoria do Mapa é a responsável por elaborar e divulgar anualmente o regulamento da premiação, a ser publicado em boletim interno.
A Ouvidora do Mapa, Graça Salles, destacou que este reconhecimento é uma forma de valorizar aqueles que não apenas respondem ao cidadão, mas transformam as manifestações recebidas em oportunidades reais de melhoria dos serviços da Pasta.
“O prêmio também reforça o papel da Ouvidoria como canal estratégico para o fortalecimento da integridade pública e do controle social, contribuindo diretamente para a melhoria da gestão e para o aprimoramento das políticas públicas do setor agropecuário”, disse ela.
O Prêmio tem caráter simbólico e institucional, com a entrega de troféus e certificados às unidades agraciadas, além de um certificado de reconhecimento assinado pelo Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aos agentes públicos individualmente homenageados.
EDIÇÃO 2025
A cerimônia de entrega do Prêmio OUV+ Integridade – Edição 2025 ocorreu na última terça-feira (20) na sede do Mapa, em Brasília. O evento reuniu os destaques do ano de 2024, reconhecendo o esforço e a excelência de servidores e unidades da sede e das unidades descentralizadas.
“A cerimônia foi um momento de celebração e, ao mesmo tempo, de reflexão sobre o papel da integridade como eixo estruturante de uma cultura institucional forte, resolutiva e conectada com a sociedade. Tivemos a honra de contar com a presença de autoridades comprometidas com o tema, como a Secretaria Executiva da Controladoria-Geral da União e a Ouvidora-geral da União, que trouxeram reflexões valiosas sobre a importância da articulação entre as unidades de integridade”, destacou a Ouvidora sobre o evento.
A premiação foi realizada em três categorias: Atuação do Agente Público; Satisfação do Usuário; e Agilidade e Eficiência no Atendimento.
Na categoria atuação do Agente Público, foram reconhecidos servidores do Mapa Sede, como também das unidades descentralizadas da Pasta.
Dentro de Satisfação do Usuário, três departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa) foram agraciados com o prêmio, sendo eles: de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/SDA); de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV/SDA); e de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – (Dipov/SDA)
O Dipoa e o Dipov também foram reconhecidos na categoria Agilidade e Eficiência no Atendimento juntamente com o Departamento de Serviços Técnicos (DTEC/SDA).
O diretor do Dipov, Hugo Caruso, destacou que este reconhecimento da Ouvidoria do Mapa, por meio do Prêmio OUV + Integridade confirma que os servidores estão imbuídos em servir bem ao público.
“Rendo meus cumprimentos à Ouvidoria do Mapa por organizar essa premiação, que valoriza o esforço dos servidores e reforça o papel essencial da ouvidoria como ponte entre a sociedade e o serviço público — promovendo, por meio da escuta ativa, o aperfeiçoamento das políticas públicas”, expressou Hugo Caruso.
A iniciativa reforça o compromisso do Ministério com a transparência, a responsabilidade institucional e o respeito ao cidadão, pilares de uma administração pública moderna e comprometida com o interesse público.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br