Nesta sexta-feira (25), o Centro Lucio Costa (CLC), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), lançou os editais do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural para servidores internos e externos do órgão. Os editais visam o preenchimento de cinco (5) vagas para servidores do próprio Iphan e cinco (5) para servidores e empregados públicos de qualquer uma das instâncias governamentais, no âmbito dos órgãos, autarquias e fundações federais, estaduais, distritais e municipais. As inscrições estão abertas até o dia 17 de agosto de 2025. O início das atividades está previsto para 3 de novembro de 2025.
Vagas para servidores do Iphan
O Edital no 3/2025 é destinado a servidores do Iphan e oferta cinco (5) vagas, sendo uma (01) vaga para cada região do País. Os servidores podem ser ocupantes de cargos efetivos de nível superior e médio, desde que possuam formação de nível superior, conforme determina o edital.
Vagas para servidores e empregados públicos em geral
Já o Edital no 2/2025 oferta cinco (5) vagas para servidores e empregados públicos que ocupem cargos efetivos de nível superior em órgãos, autarquias e fundações federais, estaduais, distritais e municipais. Podem concorrer candidatos com formação em diversas áreas e que realizem, em sua rotina institucional, atividades profissionais relacionadas ao Patrimônio Cultural.
Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural
O Mestrado Profissional do CLC destina-se a formar profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do Patrimônio Cultural. O curso associa as práticas de preservação à pesquisa e ao aprendizado teórico-metodológico. As atividades dos alunos servidores externos se desenvolvem na instituição de origem do candidato ou nas unidades do Iphan, distribuídas no território nacional.
Serviço:
Prazo final das inscrições: 17 de agosto de 2025
Início das atividades dos candidatos selecionados: 3 de novembro de 2025
Acesse os editais e saiba mais:
Para servidores do Iphan
Para servidores e empregados públicos em geral
Fonte: Ministério da Cultura