MME destaca avanços do Luz para Todos em painel sobre transição energética no Brasil

Geral

O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou, na quarta-feira (27/08), o desempenho do programa Luz para Todos (LPT) e destacou sua importância na democratização do acesso à energia elétrica no Brasil, no evento Rio Climate Action Week (RCAW). Representando o ministro Alexandre Silveira, o diretor do Departamento de Universalização e Políticas Sociais de Energia Elétrica, André Dias, afirmou durante o painel “Energy Day: Caminhos Setoriais para uma Transição Energética Justa” que o programa é uma das mais relevantes políticas públicas de combate à pobreza energética.

“Desde a sua criação, em 2003, o Luz para Todos tem sido fundamental para a inclusão social e o desenvolvimento do país. Já são 3,7 milhões de famílias atendidas, o que corresponde a 17,7 milhões de brasileiros com acesso à energia elétrica. O programa leva dignidade, oportunidades e qualidade de vida a milhões de pessoas. Seguimos com a missão de levar energia elétrica a regiões de difícil acesso, especialmente em áreas remotas da Amazônia Legal. Nosso compromisso é garantir que a energia elétrica chegue a todas as residências brasileiras”, afirmou.

O painel faz parte dos preparativos rumo à COP30, que acontece em Belém, no Pará, em 2025. A expectativa é que o Brasil apresente os casos de sucesso em energia renovável e inclusão social, reforçando seu papel de liderança na transição energética global.

O evento, promovido pela Global Renewables Alliance (GRA) e pela Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP), também contou com a participação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Neoenergia (Iberdrola), da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), do setor privado e da sociedade.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia