MEC publica resultado do Pronatec Empreender

Educação

Trinta instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ofertarão 6.900 vagas gratuitas de qualificação profissional nas áreas de inovação e empreendedorismo até o final de 2026. O Ministério da Educação (MEC) está investindo R$13,8 milhões na iniciativa por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Empreender. O resultado da seleção foi publicado nesta segunda-feira, 22 de setembro. 

O Pronatec Empreender visa fomentar competências empreendedoras, fortalecer ecossistemas locais de inovação e promover a inclusão produtiva de públicos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo das qualificações profissionais é capacitar estudantes para atuarem de forma inovadora, ética e sustentável diante das transformações do mundo do trabalho e das novas oportunidades da economia digital e criativa. 

Os cursos a serem ofertados são: Negócios Inovadores Apoiados por Inteligência Artificial; Drones e Impressoras 3D: Operação e Manutenção; e App Clicks – Construção Rápida de Apps para Mídias Digitais.  As capacitações serão presenciais, com carga horária de 200 horas. Poderão se inscrever trabalhadores, estudantes e beneficiários de políticas públicas em situação de vulnerabilidade social. As vagas e os processos de seleção são divulgados pelas instituições ofertantes. 

Inovação  Os cursos do Pronatec Empreender ofertados pela Rede Federal utilizarão ambientes promotores de inovação, tais como laboratórios makers, incubadoras, polos de inovação e coworkings. A primeira edição foi realizada no ciclo 2023/2024, contemplando cursos nas áreas de economia criativa, inovação digital e empreendedorismo sustentável. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)  

Fonte: Ministério da Educação