Etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul começa em 27/5

Educação

O Ministério da Educação (MEC) promove, na próxima semana, de 27 a 29 de maio, em Brasília, a etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O projeto é voltado a estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio de escolas públicas. Este ano, o encontro debaterá a integração regional e as mudanças climáticas. 

Durante sua passagem pela capital federal, os jovens terão a oportunidade de aprender mais sobre o bloco do Mercosul e suas instâncias, além de diferentes formas de dialogar e buscar consensos e soluções para problemas comuns.  

Na terça-feira, 27 de maio, os adolescentes participam de palestra no MEC, onde serão apresentadas noções do ordenamento jurídico brasileiro e do eixo de inclusão educativa. Na sequência, os estudantes visitarão o Itamaraty, onde debaterão o Mercosul, o Parlasul e o eixo de integração regional. 

Na quarta-feira, 28 de maio, o palco das atividades será o Congresso Nacional, onde haverá visitação à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, que inclui uma roda de conversas com um parlamentar que integra o Parlasul. 

Na quinta-feira, 29 de maio, a comitiva estará no Campus Brasília do IFB para debater o eixo temático jovens e trabalho”. Na sequência, no Palácio do Planalto, haverá a eleição dos representantes do grupo para a etapa internacional, escolhidos por seus pares. 

Exercendo o papel de parlamentar, por dois anos, as delegações nacionais terão a função de ouvir os jovens estudantes dos paísesmembros do Mercosul e abrir espaço para que, juntos, possam discutir a realidade em que se inserem e buscar meios para interferir positivamente na sua escola e comunidade, compartilhando suas visões sobre o tipo de escola de ensino médio que querem, enquanto refletem sobre valores como a participação cidadã, o respeito à democracia e aos direitos humanos, a consciência social, a cultura da paz e o cuidado com o meio ambiente. 

As atividades em Brasília precedem a etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PA), entre 11 e 13 de agosto. Para este encontro, estarão presentes um representante de cada província, departamento ou estado dos paísesmembros do Mercosul. 

Parlamento – O PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM). Este proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. O tema desta edição do PJM é “A integração regional e as mudanças climáticas”. 

O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades comodomínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.  

O MEC realiza a iniciativa através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Secretaria de Educação Básica (SEB), que atuam em parceria com a Assessoria de Assuntos Internacionais da pasta. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi e da SEB 

Fonte: Ministério da Educação